fbpx

Artigo: Blumenau gourmet

Número de ônibus no Empório Vila Germânica cresce 27% na primeira quinzena de dezembro
18 de dezembro de 2014
Quatro destaques do primeiro fim de semana de Oktoberfest
14 de outubro de 2015

Por Valmir Zanetti
Diretor do Empório Vila Germânica

 

Os produtos gourmet estão em alta. A programação de TV e o crescente número de programas de culinária são uma prova disso. O que se percebe na rotina dos centros de compras é que a moda de cozinhar em casa veio para ficar. E, embora este hábito pareça dizer respeito apenas às pessoas dentro das suas casas, há um movimento comercial e econômico muito grande que envolve panelas, temperos e sabores.

Sentimos isso na nossa rotina no Empório Vila Germânica. Enquanto os blumenauenses geralmente vinham até aqui para comprar poucos itens específicos – cristais, por exemplo – e apenas aproveitavam os nossos pontos gastronômicos, hoje o público conhece, visita e compra nas lojas especializadas em delicatessen e itens gourmet.

Além de proporcionar a experiência de estar em um ponto turístico, o Empório Vila Germânica ampliou o mix de lojas para atender a esses clientes. Quem gosta de cozinhar encontra, por exemplo, uma loja especializada em cortes de carne de pato, outra delicatessen com os melhores produtos locais, temperos de uma das mais celebradas marcas da nossa região e, ainda, vinhos e cervejas.

E o comportamento do turista não é diferente. Ao invés de levar apenas um copo, um prato ou um chapéu, quem visita Blumenau hoje quer levar para casa também os nossos sabores. Enquanto aqui ele consome itens perecíveis – como a cuca ou a torta alemã – acaba levando na bolsa nossas mostardas, temperos especiais e cervejas.

As bebidas, aliás, ganham destaque neste contexto. Embora as nossas cervejas sejam distribuídas em todo o país, há muitos turistas que ainda assim levam para casa as marcas locais quando nos visitam.

A chamada “gourmetização” pode parecer estar apenas na programação da TV ou nas brincadeiras nas redes sociais, mas está aqui, num dos nossos mais movimentados pontos turísticos e de lazer. Agora nos cabe reforçar a nossa identidade gastronômica, nos consolidarmos como Capital Nacional da Cerveja e aí, sim, entendermos que o sabor da gastronomia pode atingir em cheio a nossa economia.

Valmir Zanetti, diretor do Empório Vila Germânica | Imagem: Daniel

Valmir Zanetti, diretor do Empório Vila Germânica | Imagem: Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − quatro =