O Concurso Brasileiro de Cervejas 2019 contará com incremento de 9% no número de inscrições em relação ao ano passado. Ao todo, 3.115 rótulos serão analisados pela equipe de jurados. Também houve aumento de 6% no número de cervejarias inscritas, chegando a 505.
“Sabemos que o mercado está se desenvolvendo, está crescendo, e o concurso é uma grande expressão de todo esse movimento, de todo esse cenário”, afirma Amanda Reitenbach, coordenadora técnica do evento.
Agora as cervejarias precisam preparar as amostras dos 156 estilos inscritos e enviá-las ao Parque Vila Germânica. O julgamento das amostras inscritas ocorre entre os dias 9 e 11 de março, e a cerimônia de premiação no dia 12 de março, no Salão Nobre do Bela Vista Country Club.
Em 2019, a competição tem seu corpo de jurados composto por 121 profissionais reconhecidos pelo mercado cervejeiro mundial. São 62 brasileiros de 11 estados diferentes, e 59 estrangeiros de 24 países. Alguns jurados fazem parte da Brewers Association, associação americana com mais de 7 mil cervejeiros artesanais e outras empresas do ramo, uma das grandes fomentadoras do mercado cervejeiro nas Américas e no mundo.
O Concurso Brasileiro de Cervejas é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica. A coordenação técnica do concurso é feita pelo Instituto Science of Beer, de Florianópolis. As empresas que patrocinam este evento são: Agrária, Angeloni e Memo.