Sem Oktoberfest pela primeira vez desde 1984, Blumenau e região esforçam-se para não deixar o mês mais colorido do ano passar em branco. Bandas típicas, empresas e Secretaria de Turismo preparam ações para as próximas semanas que pretendem evitar o clima de vazio provocado pela pandemia de Covid-19.
Decoração em ruas e restaurantes, lives de bandinhas típicas e até sangria do primeiro barril estão na programação, que não é unificada. Além de ações presenciais, a prefeitura preparou uma campanha publicitária que busca nas origens da festa — criada logo após a enchente de 1984 — inspiração para mais um episódio de superação.
No Parque Vila Germânica, onde a 37ª Oktoberfest seria aberta nesta quarta-feira (7), haverá a sangria do primeiro barril nas duas maiores choperias do Empório Vila Germânica. A cerimônia foi marcada para 20h37min, em alusão à edição cancelada.
O conjunto de empresas também decorou a área com bandeirolas azuis e brancas — cores da Bavária. Alguns dos pontos gastronômicos tiveram autorização para ampliar a área de atendimento, usando espaço ao ar livre. Bandinhas típicas tocarão ao vivo de quarta a domingo, das 12h às 17h.
Uma roda gigante e um carrossel também começam a funcionar nesta quarta dentro da Vila Germânica. A roda ficará em frente ao Setor 4, o Eisenbahn Biergarten, enquanto o carrossel estará na região do Setor 1. Horários e valores dos ingressos devem ser divulgados nesta quarta.
Fora do complexo turístico, quase 60 restaurantes e choperias receberão do município kits decorativos alusivos à Oktoberfest, incluindo bolachas de chope, jogos americanos e trilhos de mesa. A realeza da festa e o casal Vovô e Vovó Chopão devem circular por estabelecimentos.
Também serão decoradas as ruas XV de Novembro, Antônio da Veiga, Humberto Campos e Alberto Stein. Outras atrações estão em análise, como a exposição ao público de carros alegóricos dos desfiles — que também devem circular pela cidade em alguns momentos.
Desde Penha, a música característica da Oktoberfest soará via internet. Dezesseis bandinhas que participam da festa blumenauense organizaram uma série de shows que serão transmitidos ao vivo do parque Beto Carrero World.
A Oktober Live é uma maneira de atrair atenção — e ajuda — de quem curte as bandinhas todos os anos. Haverá arrecadação de dinheiro para aliviar o aperto financeiro dos músicos, prejudicados pelo cancelamento de eventos desde março.
Sem estimular aglomerações, o clima de Oktober é mais do que bem-vindo. É necessário.
Fonte: NSC