5 dicas para curtir o Roteiro Histórico de Blumenau

Uma Vila para todos
15 de agosto de 2018
Raízes germânicas na cozinha
28 de agosto de 2018

Uma coisa é certa: tanto para os turistas quanto para os moradores, Blumenau é uma cidade que dispensa apresentações. Cada cantinho deste lugar reserva surpresas que despertam sorrisos e o desejo de conhecer mais.

No verão, aquele calor que todo apaixonado por sol não resiste para realizar atividades ao ar livre, passear pela cidade ou parques aquáticos da região e, é claro, tomar aquele chope gelado com os amigos. No inverno, um friozinho que ninguém coloca defeito, acompanhado de festivais gastronômicos que aquecem nossos corações e opções de lazer quentinhas, como os diversos cinemas da cidade.

Independente de onde você vem e para onde você vai, opções de lazer não faltam por aqui. Se você tiver interesse em saber mais sobre esta cidade centenária, confira as 5 dicas de roteiros históricos que preparamos para você.

1 – Caminhar pela Rua XV de Novembro
Esta é uma das principais ruas da cidade, localizada no centro de Blumenau. Também é atração para os turistas, passando por lojas, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral São Paulo Apóstolo – conhecida também como Igreja Matriz – e o prédio da prefeitura que também vale a pausa para uma foto.

2 – Museus
A cidade de Blumenau possui muitos museus e aqui destacamos três deles para você incluir no seu roteiro.
Museu da Cerveja: a entrada é gratuita e você verá de perto antigos equipamentos, objetos, fotografias e documentos que remontam a história da bebida no Brasil. Aberto durante os dias de semana das 9 às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h. Mais informações AQUI.

Museu dos Hábitos e Costumes: se você quer conhecer um pouco mais sobre a herança européia da cidade, este é o lugar ideal. O museu abriga roupas, objetos e informações sobre como as pessoas viviam nos séculos passados nesta região. Ela não abre às segundas. Aberto de terça a domingo das 10 às 16h, incluindo feriados ao preço de R$ 5. Mais informações AQUI.

Museu Hering: sua proposta é resgatar, preservar e perpetuar a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil. Sua exposição é composta por acervo histórico e multimídia e o visitante pode customizar sua própria camiseta. A entrada é gratuita e o museu é aberto de terça a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Mais informações AQUI.

3 – Fundação Cultural de Blumenau
Sede da colônia de Blumenau em 1875, a construção sediou vários locais importantes como a prefeitura e o fórum. Foi parcialmente destruída por um incêndio em 1958 e após ser reconstruído e inaugurado no ano de 2001 abriga hoje o Museu de Arte de Blumenau, com acervo de mais de 400 obras e exposições o ano todo.

4 – Cemitério dos Gatos
Criado em homenagem a Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade de Blumenau, que era apaixonada pelos felinos. Seu apego à eles deu a Edith o hábito de velá-los e enterrá-los com direito a funeral e cortejo fúnebre. Com o passar do tempo, o local acabou se tornando atração turística e tema de programas de notícias de âmbito nacional.

5 – Vila Germânica
O local que recebe a Oktoberfest em Blumenau, também é atração turística nos outros meses do ano. Claro que sem as milhares de pessoas que invadem os pavilhões, mas com ótimos bares, restaurantes, cervejas artesanais e lojinhas para moradores e turistas que estão de passagem por aqui. O cardápio atende a todos os gostos e o local é aberto todos os dias do ano.

Fontes: Quero Viajar Mais; Turismo Blumenau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X