fbpx

Artigo: O nosso olhar sobre Blumenau

Empório Vila Germânica recebeu 230 ônibus em janeiro de 2014
5 de fevereiro de 2014
Montagem do Festival Brasileiro da Cerveja já movimenta Blumenau (SC)
1 de março de 2014

Por Valmir Zanetti
Diretor do Empório Vila Germânica

No Santa de 13 de fevereiro, um empresário que não conheço mas passei a admirar expressou uma opinião muito séria sobre Blumenau e o povo blumenauense. Mário Pera apontou que a cidade tem os mesmos problemas da maioria dos 5,5 mil municípios brasileiros e ainda afirma “Ora, esta Blumenau precisa ser mais bem defendida”.

Há tempos venho observando uma insatisfação generalizada com a cidade por diversos motivos. Muitos deles realistas, é verdade. Temos muito a melhorar. Mas qual é a cidade que não tem?

Muitas vezes acabamos por ter uma visão míope de Blumenau e, assim como aquela velha lenda de que para o carioca o Corcovado se tornou invisível ou que o florianopolitano não enxerga a beleza da Ponte Hercílio Luz, não conseguimos visualizar as conquistas que mantemos ou as conquistas que tivemos.

Se os turistas que nos visitam – ao contrário das previsões dos míopes – cada vez mais por conta de nossas belezas e nossos atrativos que vão da gastronomia ao que mantemos da cultura dos nossos imigrantes, defendem e indicam Blumenau, é difícil acreditar que quem mora aqui não consiga ver o mínimo de beleza e oportunidade.

Temos bons motivos para criticar, sim. Mas podemos ver o lado bom. O copo para o blumenauense parece estar sempre meio vazio. Vemos, por exemplo, na falta de mão-de-obra, motivo para reclamar. Mas não percebemos que isso significa um crescimento econômico que poucos municípios podem ser dar ao luxo de dizer que têm.

Mas estamos entre as melhores do país em qualidade de vida, despontando nacionalmente como um destino de eventos gastronômicos e como polo cervejeiro. Mudamos de uma cidade que recebia o turista de compras para uma cidade que recebe os turistas que chegam com a expectativa de conhecer um lugar que se tornou uma marca de qualidade.

Que o blumenauense logo perceba que Blumenau é uma marca. E que precisa ser defendida para trazer benefícios a todos que vivem, trabalham e prosperam por aqui.

Imagem: Daniel Zimmermann

Imagem: Daniel Zimmermann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 2 =