fbpx

Prefeitura oficializa cancelamento da Oktoberfest e Réveillon 2020

Blumenau divulga novas medidas restritivas para enfrentamento do Coronavírus
27 de julho de 2020
Entre Contrastes lança catálogo com coleções de artesãos do projeto
29 de julho de 2020

Desde 1984, este será o primeiro ano sem a maior festa alemã das Américas. A Prefeitura de Blumenau anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 27, o cancelamento da edição de 2020. Neste contexto, também foi cancelada a festa de Réveillon deste ano. A decisão foi tomada devido ao aumento dos casos de Coronavírus (Covid-19) na cidade e no país, apontando a permanência dos cuidados nos próximos meses. O tom foi de lamento considerando a importância da Oktober e do Réveillon para a cidade, mas de reconhecimento dos sacrifícios que precisam ser feitos pela garantia da saúde.

A Oktoberfest Blumenau 2020 aconteceria de 7 a 25 de outubro. No fim do mês de maio, a Prefeitura havia divulgado o adiamento para o mês de novembro, dos dias 11 a 29, com reavaliação da situação da pandemia de Coronavírus até agosto. No entanto, a organização decidiu ainda em julho pelo cancelamento, tendo em vista o aumento nos casos e mortes em função da pandemia de Coronavírus na cidade, estado e em todo o país.

Geração de empregos e renda
Todos os anos, a Oktoberfest Blumenau gera, direta e indiretamente, cerca de seis mil empregos. Estima-se em torno de 60 setores beneficiados, impactando desde vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo, até hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral, proporcionando injeção R$ 240 milhões na economia local. No âmbito musical, são mais de 800 artistas que se apresentam e geram renda a partir da festa.

“Não é só uma festa. Ela significa oportunidade de renda para milhares de famílias. Conversamos com empresários que compõem boa parte das suas receitas a partir da Oktoberfest. Então por causa dessas empresas e dessas pessoas, é triste precisar cancelar. No entanto, nós entendemos que é uma decisão necessária para garantir a saúde e segurança das pessoas”, ressalta o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Agora, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, vai continuar trabalhando em projetos para amparar o setor turístico nas medidas preventivas durante a pandemia de Coronavírus, projetando ações para a retomada do setor.

No mês de maio, a Secretaria desenvolveu uma cartilha que compartilha protocolos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo para todos os segmentos do Turismo. O material foi entregue para o trade, bares e restaurantes de Blumenau, com o objetivo de guiar os estabelecimentos locais a se adaptarem a esta nova realidade.

 

Assessora de Comunicação: Julia S. Schaefer

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =