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Quatro destaques do primeiro fim de semana de Oktoberfest

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O primeiro fim de semana da Oktoberfest caiu logo na data mais esperada pelos comerciantes e visitantes: o feriadão. E não decepcionou. Ao todo, mais de 120 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica nos seis primeiros dias. A expectativa é que mais de 500 mil passem pelo evento até o encerramento, no dia 25.

O saldo, segundo o diretor executivo do Empório Vila Germânica e da Bier Vila, Valmir Zanetti, é positivo. “O público não se espantou pelas previsões de chuva, o movimento foi constante e muito bom, como esperamos em todos os fins de semana – especialmente, claro, no feriadão”, diz. Ele também é presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau.

Confira abaixo os quatro destaques dos primeiros dias de evento de acordo com o executivo.

A força do dia
Há dois anos, os lojistas do Empório Vila Germânica iniciaram um movimento para abrir os pontos de alimentação e de compras também durante o dia. Deu certo. E o fluxo de turistas a partir das 10h é o primeiro dos destaques de acordo com Valmir. “Esse é o sinal de que o turista vem para ficar. A noite, os ônibus chegam, as pessoas aproveitam e retornam para as suas cidades. Mas quando geramos atrativos para o dia, elas se hospedam na cidade, fica mais tempo por aqui”, comenta. O turismo regional também é intensificado, já que outras cidades próximas também recebem os visitantes.

Graças a esse movimento, o ticket médio também aumentou. Valmir explica que, como os visitantes chegam para o almoço, acabam consumindo mais do que um lanche e permanecendo por mais tempo no Parque Vila Germânica. Nas lojas, isso também se reflete nas compras. “Ao invés de levar só um tirante e um chope, os visitantes olham com mais calma, escolhem presentes”.

Menos cachorro-quente, mais pratos típicos
Enquanto pratos como o cachorro-quente dominavam o ranking de mais vendidos há alguns anos, em 2015 os mais elaborados e inspirados na gastronomia alemã ganharam força. “Itens como o currywurst e o risoto de linguiça Blumenau estão no topo da procura este ano. Isso reforça que o consumidor está se qualificando e buscando pela experiência também através da culinária”, comenta Valmir.

Novos visitantes
Ainda não há estatísticas fechadas, mas Valmir está surpreso com o número de visitantes que dizem estar pela primeira vez no evento. As justificativas para mais turistas estarem conhecendo a festa vão desde os trabalhos de divulgação realizados por entidades como a Secretaria de Turismo, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau e os próprios hotéis, até a alta do dólar que fez muita gente mudar os planos de viajar ao exterior.

A procura por cervejas artesanais
Os números preliminares mostram que, na Bier Vila, os chopes pilsen perderam força em relação a outros estilos. “Percebemos que o consumidor já sabe quais sabores prefere e quer provar coisas novas. Entende mais do que está pedindo. O que só mostra a força do movimento das cervejarias artesanais, que estão popularizando o universo da cerveja além da tradicional pilsen”, finaliza.

Empório-Vila-Germânica-151013-Primeiro-fim-de-semana-de-Oktoberfest-Crédito-Daniel-Zimmermann

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