Câmeras térmicas vão medir a temperatura dos visitantes do Parque Vila Germânica e Ramiro Ruediger
Equipamentos auxiliam a identificar pessoas com um dos sintomas de Coronavírus (Covid-19), a febre.
O uso de inteligência artificial na solução de desafios é tendência em todo o mundo. Numa iniciativa que alia tecnologia e prevenção, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica, em parceria com a catarinense Intelbras, vai instalar uma câmera térmica na entrada da Vila Germânica, no portão em frente ao restaurante Alemão Batata, e outra no portal de acesso do Parque Ramiro Ruediger. Por meio de IA, os equipamentos vão monitorar a temperatura das pessoas que visitam os locais. A iniciativa passa a funcionar em julho, e faz parte de um pacote de ações de segurança para a retomada das atividades turísticas.
Por ser fruto de uma parceria com a Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, a Prefeitura não terá custos com os equipamentos. A solução irá ajudar a identificar pessoas com um dos sintomas de Coronavírus (Covid-19), a febre, além de auxiliar no monitoramento de quem estiver com a máscara mal colocada ou não estiver usando. Os equipamentos, que possuem Inteligência Artificial, medem a temperatura com precisão e criam alertas quando alguém está com temperatura acima do normal, ajudando a identificar rapidamente possíveis contaminados pelo vírus.
“Nosso foco é garantir a saúde dos nossos visitantes e funcionários, num trabalho que não se limita aos nossos eventos, mas sim em um sentido mais amplo, de proteção da saúde de todas as pessoas que passam diariamente pelo Parque. E o nosso propósito está alinhado com o da Intelbras, numa parceria sem precedentes”, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
“São duas catarinenses, Intelbras e Vila Germânica, dando continuidade a uma parceria de sucesso iniciada em 2019. Agora, utilizaremos a inteligência artificial e a tecnologia das câmeras térmicas para auxiliar na preservação da saúde e bem-estar de colaboradores, comunidade e turistas que vão até a Vila Germânica, proporcionando mais segurança e tranquilidade para todos”, afirma Henrique Fernandez, Diretor da Unidade de Segurança eletrônica da Intelbras.
Funcionamento
As câmeras ficarão instaladas na entrada da Vila Germânica, em frente ao restaurante Alemão Batata, e no portal de acesso ao Parque Ramiro Ruediger. Uma equipe fará o monitoramento simultâneo das imagens.
Quando um visitante com alteração na temperatura acessar qualquer um dos espaços, um alerta será enviado à equipe fiscalização. Em seguida, um profissional abordará o visitante, informando que foi detectada alteração na temperatura, dando todas as orientações para que essa pessoa receba atendimento médico imediatamente.
Protagonismo
As câmeras térmicas são o que há de mais atual no mercado de inovação e tecnologia de segurança, e neste momento se tornaram dispositivos de prevenção à Covid-19. No Brasil, empresas de grande porte também estão adaptando suas estruturas para a instalação do equipamento. Ainda assim, o Parque Vila Germânica será o primeiro espaço público a contar com a tecnologia.
Cartilha guia retomada do Turismo
Além da instalação das câmeras térmicas, a Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica também está promovendo iniciativas para guiar a retomada segura do turismo na cidade. Uma delas é a criação de uma cartilha que compartilha protocolos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo para todos os segmentos do setor. O material será entregue para o trade turístico de Blumenau, com o objetivo de guiar os estabelecimentos locais a se adaptarem a esta nova realidade.
“Com essas ações estamos nos preparando para o futuro, estudando todas as possibilidades para nos adaptarmos e possibilitarmos a retomada. Estes são os primeiros passos que estamos dando, com muito cuidado e estudo”, afirma Greuel.
Assessora de Comunicação: Julia S. Schaefer