fbpx

Empório Vila Germânica completa 10 anos

Traje típico É LEI!
19 de setembro de 2018
Dicas para curtir a Oktoberfest Blumenau
27 de setembro de 2018

Complexo trouxe movimentação constante para o palco dos principais eventos da região e é opção para turistas e blumenauenses 365 dias ao ano

Talvez você não lembre, mas há uma década, o visitante que chegava em Blumenau (SC) para conhecer o palco da Oktoberfest fora dos dias de festa encontrava um pátio vazio, com lojas fechadas. Essa realidade mudou com a construção do Empório Vila Germânica, que completa 10 anos nesta terça-feira (25).

Hoje, são 22 pontos comerciais entre lojas, restaurantes e cafés. Todos eles funcionam 365 dias por ano, recebendo turistas e moradores para vivenciarem o espaço. Destes, oito são licitados pela prefeitura e 14 locados diretamente com a administração do espaço.

A média de tempo de permanência do visitante aumentou de 20 minutos para 1h30min, segundo uma pesquisa do próprio parque. São cerca de 1,2 mil ônibus de turistas recebidos por ano, numa contagem que não inclui outubro. Os períodos de maior movimento são as férias escolares: dezembro, janeiro e julho. O time de colaboradores soma mais de 100 profissionais, número que triplica para a Oktoberfest.

Para Valmir Zanetti, fundador do Empório Vila Germânica, o desafio, há 10 anos, era trabalhar num novo modelo de pensamento dos empreendedores. “Antigamente, os poucos espaços que já existiam abriam apenas quando os guias turísticos avisavam que os ônibus estavam chegando. Na época, tivemos que despertar neles a visualização do potencial que a cidade tinha para ter um complexo funcionando todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados”, comenta.

Hoje, essa realidade mudou. “Temos um time motivado, que está buscando qualificação e diversificação para fomentar o turismo o ano inteiro. Chegamos a esses 10 anos certos de que já fizemos muito, mas ainda temos muito para entregar para o turismo da região”, diz Valmir. Lojistas e profissionais do complexo fazem capacitações em idiomas, além de workshops com temas como vitrinismo.

De olho no futuro

Os 10 anos marcam também uma transição. Vanessa Zanetti, que atua no complexo há mais de cinco anos, passa a responder pela diretoria executiva do local. “Acredito que o Empório Vila Germânica é a ferramenta que valoriza a história da nossa região e, ao mesmo tempo, que pode levá-la a um turismo do futuro, mais ligado à experiências”, comenta.

Novos espaços, exposições e artes nos espaços já apontam para esse caminho. “Queremos, cada vez mais, ser um local onde blumenauenses e turistas se sintam à vontade e gostem de estar. Com os aprendizados desses 10 primeiros anos e um grupo de lojistas que tem se disposto cada vez mais a contribuir, teremos resultados incríveis pela frente”, finaliza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X